Hoje, vamos falar sobre os benefícios e para que serve o açaí e você vai entender de uma vez por todas por que vale a pena colocá-lo no seu cardápio.

Como fazer açaí

Para os amantes de açaí na tigela, preparar o açaí em casa e facil, confira uma receita simples e intuitiva, que pode ser preparada a olho sem perigo de errar

Receitas com açai

Pode ser utilizada em sobremesas e em molhos, além de seus benefícios nutricionais, o açaí é extremamente saboroso. Vamos a conhecer agora algumas receitas.

Quais os benefícios do açaí

Depois de ter virado uma febre, muitas pessoas começaram a se perguntar para quê, de fato, ele pode servir. Entre as propriedades do açaí , destacam-se as funções antioxidantes (prevenindo o envelhecimento celular), anti-inflamatórias (combatendo inflamações), depurativas (purificando o organismo de substâncias tóxicas) e estimulantes (funcionando como uma excelente fonte de energia).

Veja a seguir quais são os principais benefícios do açaí.

Faz bem para o coração

Na composição do açaí, um dos nutrientes que se destaca é a antocianina, um tipo específico de antioxidante que tem o poder de reduzir os níveis de colesterol na corrente sanguínea, diminuindo os riscos de problemas como a hipertensão arterial, por exemplo. Mais do que isso, é possível dizer que o açaí ajuda a prevenir um infarto , porque ao diminuir o colesterol, evita que veias e artérias sejam obstruídas.

E não para por aí: a fruta também previne a formação de coágulos sanguíneos, ajudando a circulação a fluir melhor por todos os organismos. E uma circulação sanguínea eficiente faz com que cada célula do corpo possa receber a quantidade certa de oxigênio e nutrientes.

Ajuda o sistema digestório

Lembra que, no início desse artigo, dissemos que essa fruta tem função depurativa? O açaí pode contribuir com a desintoxicação do seu corpo, especialmente por ser rico em fibras dietéticas, que fazem o sistema digestivo funcionar melhor, eliminando as impurezas.

Inclusive, muitos dizem que açaí solta o intestino , mas é bom frisar que ele faz isso de uma forma positiva. Na verdade, ele ajuda a regular o intestino, sendo uma boa opção para quem sofre de constipação intestinal.

Previne o câncer

Os antioxidantes, presentes no açaí, combatem os radicais livres, substâncias tóxicas que levam ao envelhecimento celular. Um dos malefícios desses radicais é justamente o fato de que estão relacionados com alguns tipos de câncer, por isso, ao combatê-los, a fruta ajuda a prevenir a doença.

Além disso, o açaí também é rico em ácido oleico , uma gordura considerada boa, capaz de “atrasar” o surgimento de tumores e de induzir as células cancerígenas à autodestruição. O ácido oleico ainda pode bloquear os genes que modificam as células, fazendo com que elas se tornem cancerígenas. O açaí previne o câncer de muitas maneiras .

Imunidade em alta

Mais uma vez, os viciados em açaí devem agradecer aos seus antioxidantes. Essas substâncias, junto com a vitamina C (presente na fruta em uma concentração significativa), fortalecem e mantêm a imunidade, deixando o organismo mais apto a se defender de agentes causadores de doenças.

Contra o envelhecimento

Se os famosos antioxidantes previnem o envelhecimento celular, por consequência, eles também retardam os sinais desse processo. Isso significa um corpo não só mais saudável, como também, jovem por mais tempo!

Benéfico para a saúde cerebral

O açaí protege o cérebro de danos que, futuramente, podem ocasionar doenças neurodegenerativas, como o Mal de Alzheimer.

Açaí: informação nutricional

Uma tigela média de açaí tem cerca de 520 calorias, 115 gramas de carboidratos, 7 gramas de proteínas, 11 gramas de fibra alimentar e 4 gramas de gorduras totais.

Açaí engorda?

Diante da relação de açaí e calorias, muitas pessoas se perguntam se o consumo da fruta engorda. Também há quem questione se açaí emagrece, por isso, vamos esclarecer agora mesmo esse ponto, e acabar com as dúvidas.

O segredo é não exagerar! Cem gramas de açaí têm apenas 60 calorias e a polpa pode ser consumida em forma de suco. Por ter muitas fibras, na verdade, o açaí pode ajudar no emagrecimento, porque promove a sensação de saciedade.

O problema é que as famosas tigelas de açaí misturam outros ingredientes, que são normalmente muito calóricos.

Malefícios do açaí

Quando consumido em excesso, o açaí pode contribuir com o ganho de peso e com a diabetes. Lembre-se de que ele contém carboidratos, por isso, ao exagerar na sua ingestão, esses carboidratos vão se transformar em açúcar no sangue. E a consequência do excesso de açúcar pode ser o desenvolvimento de diabetes.

Diabético pode comer açaí?

Pode comer, mas moderando na quantidade. O excesso de peso dificulta a missão de manter a glicemia no limite, por isso os diabéticos precisam tomar esse cuidado. Até porque, por conta dos carboidratos, pode-se dizer que o açaí tem açúcar, então, o consumo deve ser moderado por quem já sofre com essa doença.

Onde comprar açaí?

O açaí pode ser adquirido como fruta, popa e creme em mercados ou através de sites online, nos quais também é encontrado em forma de pó.

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